PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Unidade: Unibero | Curso: Relações Internacionais | ||
Disciplina: Tópicos Avançados em Relações Internacionais | Período Letivo 1/2008
| Série (Período) 5
| Turno Noturno
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Professor: Corival Alves do Carmo | C. H. Teórica | C.H. Prática | C.H. Total |
Ementa: O objetivo da disciplina será estudar a teoria do desenvolvimento e seu impacto sobre a formulação da política econômica e da política externa dos países latino-americanos. A ênfase recairá sobre as concepções de desenvolvimento elaboradas na própria América Latina. |
Conteúdo Programático: - O modelo agro-exportador - As interpretações conservadoras sobre a América Latina - Modelo de Substituição de Importações - Teoria da Modernização - Teoria da Cepal - Teorias do desenvolvimento - Teoria da Dependência - A crise do modelo de industrialização - A releitura liberal do século XX - A América Latina no século XXI |
Métodos de Ensino e Sistema de Avaliação: 1- Aulas expositivas 2- Leitura crítica de textos, problematização e discussão dos mesmos. 3- Avaliação através de prova, controles de leitura, e trabalhos orais e escritos.
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1ª Avaliação - peso 4 | 2ª Avaliação - peso 6 |
Atividades avaliativas a critério do professor | Prova oficial |
Controle de leitura – 2,0 pontos | Trabalho individual – 2,0 pontos |
Trabalho em grupo com apresentação oral e escrita – 3,0 pontos | Prova – 8,0 pontos |
Prova dissertativa – 5,0 pontos |
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Total: 10,0 | Total: 10,0 |
Livro Texto: CANO, Wilson. Soberania e política econômica na América Latina. São Paulo, Unesp, 2000. |
Bibliografia Complementar: ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1997. BERNAL-MEZA. América Latina en el Mundo. El pensamiento latinoamericano y la teoría de relaciones internacionales. Buenos Aires, Grupo Editor Latinoamericano, 2005. CARDOSO, Fernando Henrique. As idéias e seu lugar: ensaios sobre a teoria do desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1993. CERVO, Amado Luiz. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo, Saraiva, 2008. _______. Relações Internacionas da América Latina: velhos e novos paradigmas. Brasília, IBRI, 2001. _______ e RAPOPORT, Mario (orgs.). História do Cone Sul. Rio de Janeiro/Brasília, Revan/UnB, 1998. CHANG, Ha-Joon (ed.). Rethinking development economics. London, Anthem, 2003. FISHLOW, Albert. Desenvolvimento no Brasil e na América Latina: uma perspectiva histórica. São Paulo, Paz e Terra, 2004. GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes. Rio de Janeiro, Contraponto, 2005. SANTOS, Theotonio dos. A Teoria da Dependência: Balanço e Perspectivas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000. |
Cronograma de Aulas | |
Semana nº | Tema |
1 | A América Latina como unidade de análise |
2 | As visões sobre a América Latina no século XIX e início do século XX 1 |
3 | As visões sobre a América Latina no século XIX e início do século XX 2 |
4 | A descoberta do subdesenvolvimento |
5 | As primeiras teorias do desenvolvimento |
6 | A teoria cepalina do comércio internacional |
7 | As concepções cepalinas do desenvolvimento |
8 | Os projetos de industrialização na América Latina 1 |
9 | Os projetos de industrialização na América Latina 2 |
10 | O neomarxismo, a redefinição do imperialismo e o subdesenvolvimento |
11 | O projeto de relações externas do nacional-desenvolvimentismo |
12 | Os reflexos do nacional-desenvolvimentismo na política externa |
13 | A crise do modelo nacional-desenvolvimentista |
14 | A teoria da dependência e crítica da teoria cepalina 1 |
15 | A teoria da dependência e crítica da teoria cepalina 2 |
16 | Os desdobramentos teóricos da teoria da dependência |
17 | Crise política, econômica e intelectual: os anos 70 e 80 |
18 | A crise do Estado desenvolvimentista e dos projetos nacionais |
19 | A releitura liberal do processo de industrialização |
20 | O pensamento latino-americano hoje |
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Professor
_____________________ Assinatura
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Coordenador do Curso
________________________ Assinatura |
Diretor _____/ ____/____
__________________ Assinatura
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