"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría, teólogo jesuíta espanhol que desenvolveu as suas atividades em El Salvador. Foi assassinado pelo governo.

O nosso Mundo

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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Plano de Ensino

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PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Unidade: Unibero

Curso: Relações Internacionais

Disciplina:

Tópicos Avançados em Relações Internacionais

Período Letivo

1/2008

 

 

Série (Período)

5

 

Turno

Noturno

 

 

Professor:

Corival Alves do Carmo

C. H. Teórica

C.H. Prática

C.H. Total

 

Ementa:

O objetivo da disciplina será estudar a teoria do desenvolvimento e seu impacto sobre a formulação da política econômica e da política externa dos países latino-americanos. A ênfase recairá sobre as concepções de desenvolvimento elaboradas na própria América Latina.

 

Conteúdo Programático:

- O modelo agro-exportador

- As interpretações conservadoras sobre a América Latina

- Modelo de Substituição de Importações

- Teoria da Modernização

- Teoria da Cepal

- Teorias do desenvolvimento

- Teoria da Dependência

- A crise do modelo de industrialização

- A releitura liberal do século XX

- A América Latina no século XXI

 

Métodos de Ensino e Sistema de Avaliação:

1-     Aulas expositivas

2-     Leitura crítica de textos, problematização e discussão dos mesmos.

3-     Avaliação através de prova, controles de leitura, e trabalhos orais e escritos.

 

 

1ª Avaliação  -  peso 4

2ª Avaliação  -  peso 6

Atividades avaliativas a critério do professor

Prova oficial

Controle de leitura – 2,0 pontos

Trabalho individual – 2,0 pontos

Trabalho em grupo com apresentação oral e escrita – 3,0 pontos

Prova – 8,0 pontos

Prova dissertativa – 5,0 pontos

 

Total: 10,0

Total: 10,0

Livro Texto:

CANO, Wilson. Soberania e política econômica na América Latina. São Paulo, Unesp, 2000.

 

Bibliografia Complementar:

ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1997.

BERNAL-MEZA. América Latina en el Mundo. El pensamiento latinoamericano y la teoría de relaciones internacionales. Buenos Aires, Grupo Editor Latinoamericano, 2005.

CARDOSO, Fernando Henrique. As idéias e seu lugar: ensaios sobre a teoria do desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1993.

CERVO, Amado Luiz. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo, Saraiva, 2008.

_______. Relações Internacionas da América Latina: velhos e novos paradigmas. Brasília, IBRI, 2001.

_______ e RAPOPORT, Mario (orgs.). História do Cone Sul. Rio de Janeiro/Brasília, Revan/UnB, 1998.

CHANG, Ha-Joon (ed.). Rethinking development economics. London, Anthem, 2003.

FISHLOW, Albert. Desenvolvimento no Brasil e na América Latina: uma perspectiva histórica. São Paulo, Paz e Terra, 2004.

GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes. Rio de Janeiro, Contraponto, 2005.

SANTOS, Theotonio dos. A Teoria da Dependência: Balanço e Perspectivas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000.

 

Cronograma de Aulas

Semana nº

Tema

1

A América Latina como unidade de análise

2

As visões sobre a América Latina no século XIX e início do século XX 1

3

As visões sobre a América Latina no século XIX e início do século XX 2

4

A descoberta do subdesenvolvimento

5

As primeiras teorias do desenvolvimento

6

A teoria cepalina do comércio internacional

7

As concepções cepalinas do desenvolvimento

8

Os projetos de industrialização na América Latina 1

9

Os projetos de industrialização na América Latina 2

10

O neomarxismo, a redefinição do imperialismo e o subdesenvolvimento

11

O projeto de relações externas do nacional-desenvolvimentismo

12

Os reflexos do nacional-desenvolvimentismo na política externa

13

A crise do modelo nacional-desenvolvimentista

14

A teoria da dependência e crítica da teoria cepalina 1

15

A teoria da dependência e crítica da teoria cepalina 2

16

Os desdobramentos teóricos da teoria da dependência

17

Crise política, econômica e intelectual: os anos 70 e 80

18

A crise do Estado desenvolvimentista e dos projetos nacionais

19

A releitura liberal do processo de industrialização

20

O pensamento latino-americano hoje

 

 

 

 

Professor

 

 

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Assinatura

 

 

Coordenador do Curso

 

 

 

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Assinatura

 

Diretor

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Assinatura

 

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